• Banner_site.png

Castração e Microchipagem Gratuitos

Prefeitura de Monteiro Lobato inicia cadastro para Castramóvel

Castração de cães e gatos

A Prefeitura de Monteiro Lobato promove o programa de castração e microchipagem dos cães e gatos.

Além do controle populacional, o microchip permitirá a identificação dos animais com finalidade a minimizar abandonos, maus tratos, entre outros.

Os procedimentos se darão em Castramóvel.

O que é a castração?

A castração é uma cirurgia que serve para evitar permanentemente a reprodução do seu animal. Ela também diminui a ocorrência de alguns tipos de doenças nos cães e gatos.

Requisitos para inscrições:

• Residir no município de Monteiro Lobato/SP;
  • O solicitante ter idade mínima de 18 anos;

Gatos:

• Idade entre 4 meses a 8 anos.

Cães:

• Idade entre 6 meses a 8 anos.

Animais:

• Devem ser de espécie canina ou felina.
  • Animal em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes.
  • Não poderão estar com infestação intensa por ectoparasitos (pulgas e carrapatos).
  • Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

IMPORTANTE

Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros).

Inscrições

O pré-cadastro para esterilização de cães e gatos deverá ser feito mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico ou presencialmente na:

• Rua Abílio Pereira Dias, 207 – Centro – Monteiro Lobato ou,
  • pelo link: https://forms.gle/i2wrjanoqanT9RJs5

As solicitações serão avaliadas pela equipe responsável e, caso aprovada, o solicitante deverá aguardar o contato da Prefeitura de Monteiro Lobato para agendamento e trazer os documentos.

OBS: O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Apresentar:

*Documentos aceitos como comprovante de endereço:

- contas de água, de luz, de gás ou de telefone (com endereço) emitidas em até 90 dias;

- correspondência bancária, comercial (carnês e boletos) ou oficial (proveniente do serviço público, civil ou militar) entregue pelo correio emitida em até 90 dias;

- contrato de locação do imóvel vigente e com firmas reconhecidas;

Estes comprovantes podem estar em nome do(a) cônjuge/companheiro(a) quando acompanhados da certidão de casamento ou declaração de união estável registrada em cartório com firma reconhecida.

Na ausência dos documentos listados acima, preencher Declaração de Residência Comum conforme modelo (link direciona para portal externo), com firmas reconhecidas em cartório.

PRINCIPAIS ETAPAS

Etapa 1: Pré cadastro (site ou pessoalmente no Ponto Rural – Rua Abílio Pereira Dias, 207) de tutor e animais;

Etapa 2: Aguardar contato da prefeitura para o agendamento da data da cirurgia e retirar as instruções pré cirúrgicas.

Etapa 3: Após agendamento, compareça na data, horário e local informado pela Prefeitura com seu animal, respeitando as orientações pré-operatórias fornecidas na data do agendamento, portando documento e comprovante de residência, e aguardar procedimento no local.

OBSERVAÇÕES

O procedimento de esterilização cirúrgica é irreversível e o animal será microchipado;